terça-feira, 28 de agosto de 2012

Escola pela 1ª vez…

Sim é verdade a F. já vai para o pré-escolar…


 Sem grandes expectativas de entrada uma vez que só fazia anos em Setembro arriscamos e inscrevemo-la… certo foi que ficou colocada… e agora? Devo confessar que logo aí começaram as borboletas na barriga da mamã…irá começar um novo ciclo da vida da nossa filhota, talvez aquela com maior peso para a sua vida enquanto pessoa, a escola! Tenho de acreditar que tudo irá correr bem, pois, como diz o Dr. B. pediatra é maior a ansiedade e os receios dos pais do que dos meninos, e como sempre concordo com ele…
A adaptação depende sempre de criança para criança, e a contar que a F. não pára de falar da escolinha e dos seus amiguinhos novos, a quem inclusive já deu nomes imaginários a alguns, tipo Marta, (não tem nenhuma amiguinha com esse nome) acho que poderá ser uma integração razoável (a ver vamos). Quer muito conhecer a professora (que para já não tem nome definido quando brinca às escolinhas).
A F. sempre ficou aos cuidados das avós A. e M., que sempre permitiram tudo à nossa catita, com limites (poucos) é certo. Por isso penso que será o momento certo para que a Frederica conheça outras pessoas com quem possa interagir e crescer, e que também adquira novas regras, maior noção de partilha, de amizade.
Ainda faltam uns dias e como ela própria diz e com certa piada  “mamã as minhas férias estão a acabar?” Isto porque já lhe fui colocando a par das suas novas rotinas para que as possa ir assimilando aos bocadinhos.

O que já foi feito:

Fomos visitar à escola com a F. para ter a noção do sitio, e de como é.
Falou com as amiguinhas, que já estão na escola.
Muitas das histórias (inventadas pelos papás) falam da escola como um lugar interessante, com coisas boas para fazer, brincar, amigos para conhecer e uma professora que vai cuidar dela.
Mas mais do que tudo, faze-la entender que na escola, os cuidados individuais, muitas vezes, não serão atendidos de imediato, como acontece em casa, porque os outros amiguinhos também vão precisar de ajuda e atenção.
No fundo, e apesar da grande vontade da F. em ir para a escola, temos falado com ela, no sentido de tentar que compreenda que apesar de poder brincar muito, ter muitos amigos, também vai ter muitas regras, que terá de cumprir, goste muito ou pouco!

O que falta fazer:

Conhecer a professora, os amiguinhos e assistentes operacionais;
Comprar a tão desejada mochila xxxs;
Roupas -  “muitas roupas mamã pode ser?” (é muita a vaidade, e claro de preferência vestidos, está nessa fase)
Conhecer o dia a dia que passará a ser uma nova rotina!


Coisas que a F. gosta!


Never buy play dough again! This recipe makes the best play dough ever.

On the go Crayon Box - soap box, post it, and crayons--great for purse.



Turning a plain little stool/table into a play kitchen.


Beijinhos
Cristina Oliveira

4 comentários:

30anoseumblogue disse...

Ainda não dei plasticina à Maria, mas a vontade é imensa. Curiosa da reação dela se vai gostar ou não. O pai acha muito cedo porque sabe quem tem e já a imagina a comer :)
Esta nova etapa na vida da Kika (e da vossa) é emocionante e comprova que as crianças crescem muito depressa... para elas deve ser "qualquer coisa" a entrada na escolinha. Acho tão lindo!! Que seja muito feliz porque grande parte do seu tempo vai virar escola :)
bjs

Adoro-te Mamy... disse...

Tenho de confessar que é uma mistura de sentimentos, de pensamentos enfim, mas a F. não é diferente dos outros meninos e vai gostar de certeza! Tenho de acreditar que sim... A plásticina foi descoberta esta semana... adora... foi uma "titia" que se lembrou da ideia e claro sorriso de orelha a orelha... algo para descobrir de novo!

Unknown disse...

Olá Cristina. Para começar, queria agradecer-te por teres visitado o meu blog. Adorei o teu. Não conhecia.
Vais ver que a adaptação da tua menina vai ser boa. Há jardins de infância que fazem adaptações graduais. Para o caso da tua filhota, penso que seria o ideal, uma vez que ela nunca frequentou uma creche. No entanto, uma vez que ela já brinca ao "faz de conta" às escolas, penso que ela já anseia por isso. Passa pelo meu blog que deixarei, brevemente, dicas sobre isso.
Beijinhos

Adoro-te Mamy... disse...

Olá Aline agradeço também a tua visita, gosto muito de ler o teu blog, há já algum tempo que o faço. Sabes em relação à entrada da F. na escola estou a fazer um esforço para ficar tranquila, ela felizmente é muito activa e desenrascada, penso que não irá ser um bicho papão... vamos aguardar depois dou noticias!
UM beijinho grande

Enviar um comentário