domingo, 30 de setembro de 2012

"O 1º trabalho de casa!"


A sexta feira!!! 
Começou triste, princesa da mamy a chorar pela 1ª vez na escolinha, mas não podia ter acabado melhor, tudo por causa do olhar cheio de alegria super expressivo, aquando do meu regresso a casa depois de um dia de trabalho! Seguido de beijinhos e beijocas, frases quentinhas "mamã sabes tu és linda"...  que acalentam qualquer má disposição!
Foi assim que chegou uma novidade, "mamã tenho um "tabalho" de casa"! 
Tens filhota? (e não é que tinha mesmo, de "brincar" claro.
E qual é?
Tens de me ler esta história!



Achei logo uma ideia muito gira, ao que parece, os meninos irão ter diferentes actividades para realizar em casa com os papás. Desta vez a ideia foi trazer este livro para ler a história, contar e recontar se possivel!  
Uma brincadeira bem divertida que fez com que  papá, mamã e filhota se juntassem num só objectivo (afinal a responsabilidade tinha caído sobre ela), ler este livro, que voltará para a escolinha já amanhã!
Tarefa cumprida, a história já foi lida "n." vezes em repetiçao continua sempre a pedido da F., e o que é certo, é que com algumas deixas a história do Tigre já pode ser bem contada!

O que foi reforçado...

- Os livros não devem ser estragados, nunca!
- Os livros contam muitas histórias!
- Os livros de histórias não devem ser riscados, nem rasgados!
- Os livros não devem andar espalhados pelo chão!
-Os livros ensinam-nos muitas coisas, mas temos de cuidar muio bem deles! 
- Existem muitos livros, de muitos tamanhos, de diferentes cores e que são adequados para meninos mais pequeninos e meninos mais crescidos!

Caso para dizer "vitória vitória cabou-se a história"

Beijinho
Cristina Oliveira


sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Um dia menos bom....

Um dia menos bom….haveria de chegar a primeira vez em que iria deixar a F. na escola, e rumo ao trabalho iria sair com coração apertadissimo e lágrima no olho… Hoje custou-me tanto, só Deus sabe!
Ficou gravada na minha cabeça o rostinho dela triste, com o biquinho nos lábios e olhinhos cheios de lágrimas, ("mamã hoje não quero ficar na escola")que mãe aguenta!!!! E porquê???
Não sei bem… contudo sei que é normal, eu sei perfeitamente que correr bem a primeira semana não é sinónimo de que as seguintes sejam exactamente iguais… com a F. está acontecer isso!
Sei que terei de resistir e não desistir será para bem dela (?) espero que sim e que esta seja a decisão mais acertada!

Queria tanto ver este sorriso sempre estampado no rostinho dela, seguido de um “sabes mamã tu és linda, e eu adoro-te” hoje não foi assim e estou triste!
O beijinho de despedida foi agridoce!




Beijinhos
Cristina Oliveira

terça-feira, 25 de setembro de 2012

Os outros meninos serão sempre os melhores????


Há já algum tempo que tenho pensado sobre isto!!! E porquê?
Já presenciei em muitas circunstâncias que nós "mamys" em momentos de aflição, devido às birras dos nossos catitas, sobretudo, em plenos locais públicos, ficamos com uma baixa de super poderes para os poder apaziguar. Então eis que temos (?) muitas vezes (digo “temos” porque eu própria, penso já o ter feito) tendência para nestas circunstancias e nestes momentos compará-los com a  atitude de outros meninos que possam estar bem ali por perto, e que por sorte (ou não) até se estejam a comportar melhor..."Olha aquela menina é que se  está a portar muito bem", não chora, não pede colo, está sossegadinha..."
Porque fiquei a pensar nisto... porque já fiz esta figura, já tive esta atitude, e cheguei a esta conclusão:

1º Nem sempre fazemos por compreender o porquê das birras, do choro, da agitação dos nossos pequeninos, há sempre uma razão por muito que nos custe aceitar e entender. (a F. diz muitas vezes “ouvi-me por favor”).
2º Por vezes, como estamos exaustos e saturados do nosso dia, exigimos aos pequenitos o nem nós próprios por vezes conseguimos, a perfeição nas nossas atitudes. (mamã virei a água no chão, desculpa mamã”).
3ºDesvalorizamos momentos, atitudes, comportamentos, brincadeiras, muitas vezes indeliberadamente é certo, mas que para os mais pequeninos que estão a desenvolver as suas capacidades é importante serem valorizadas. (a F. fica encantada lhe é permitido experimentar coisas novas, como participar nas nossas tarefas, cozinha, lides, ir sozinha ao wc, e ouve-se “mamã consegui).
4º O que os “outros meninos” fazem bem, é que importa, (mas afinal serão eles perfeitos, ou somos nós que não assistimos aos seus momentos de fraqueza?).

Assim penso que todas as crianças são bem diferentes umas das outras. Como tal a F. terá se ser ela própria, com tudo a que tem direito, bons e maus dias, bons e maus momentos, com ou sem birras, muito bem ou menos bem comportada, com roupa limpinha ou roupa sujinha, pois acredito que só vivendo assim e tendo a noção dos dois sentidos, bom e mau será muito mais feliz!

Como ela própria diz “mamã eu estou a “quescer”! (crescer entenda-se)”


Beijinhos
Cristina Oliveira

sábado, 22 de setembro de 2012

Os primeiros sinais...

Sim, é verdade a primeira semana de pré já terminou...e o balanço é...

1º Acordou todos os dias com uma super mega boa disposição!
2º Tomou o pequeno almoço sempre completo e sem birras!
3º Ajudou na selecção e escolha da roupa, sem stress quando não era vestido (a F. tem uma paixão por vestidos)!
4º Quando chegava à escolinha radiava de alegria para amigos mais pequeninos e crescidos!
5º Não chorou, nem fez birra nenhum dia, ficou bem disposta como se do seu ambiente natural se tratasse, (segundo a Ed. e a própria F., ontem sentiu saudades dos papás e quis miminhos especiais)!
6º Começou a almoçar na escola (o meu coração ficou muito apertadinho na tomada desta decisão mas...) acontece que adorou, come um pouco de toda a refeição completa o que em casa por vezes escapava!
7º Interagiu bem com os amiguinhos, educadora e auxiliares (segundo indicação das mesmas)!
8º Quer a toda a força brincar, dar a mão, aos amiguinhos mas eles (como é obvio) nem sempre estão para aí virados!
9º Segundo ela tem muitos trabalhos para fazer...(e devo confessar que a avaliar pelo estado das batas tem mesmo)!
10º Ainda não disse nenhuma vez que não queria ir para a escola!

muito positivo!!! Para já, mas a procissão ainda vai no adro... como se diz, a ver vamos se continua assim!



O que poderá ter ajudado para a F. ter esta atitude...muitas conversas assim!!!

- Assunto escola sempre foi um tema falado com bastante entusiasmo, carregado de momentos divertidos, novos amigos, novas brincadeira (ficou a curiosidade e a vontade de ver como seria...)!
- Tal como os papás têm um emprego, e têm de trabalhar , os mais pequeninos têm também um trabalho muito importante... que é o de ir para a escola, para aprenderem coisas super giras, para ficarem bem mais crescidos! 
- Na escola é possivel fazer "coisas" diferentes, que nem sempre podemos fazer em casa, como brincadeiras, actividades, jogos!
- Os meninos nunca ficam sozinhos... vão ter, para além dos papás, a atenção de muitas outras pessoas que vão gostar muito deles, como a Ed., as auxiliares, outros pais...
- Ninguém vai bater ou ralhar com os meninos, a não ser que se portem muito mal, mas isso em casa também acontece... (quando a F. não se porta tão bem os papás também ralham e chamam à atenção,)
- Ir para a escola é sinal de que os meninos já estão muito crescidos (a F. já é "gande", e nem usa chupeta como alguns meninos ainda)! 
- Ir para a escola só pode ser fantástico, terá coisas que os meninos podem até não gostar muito, mas também tem muitas coisas que vão adorar!



 ... 

Beijinhos
Cristina Oliveira

sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Adeus ao Verão!


O Verão é por natureza aquela estação que mais alegria, e boa disposição traz à maioria das pessoas! Os dias duram mais, os programas diferentes e arrojados, são bem mais constantes, as refeições sempre mais frescas, enfim ocorre um frenesim de coisas boas que nos deixam saudade para podermos recordar os melhores momentos.
 




Este ano o nosso verão acabou assim numa alegria pegada na luta pela água, e será caso para perguntar - Quem molha quem? 




Agora é chegado o momento para continuarmos a pensar em milhares de outros motivos para mantermos viva a boa disposição, com os programas outonais, mais quentinhos e aconchegados, com os sorrisos estridentes dos que nos fazem mais felizes!

Ps. Para ti um beijinho nosso papá H. pelos programas fantásticos com que nos brindaste este verão... mas como nos habituaste muito bem estamos a espera de mais...


Beijinho
Cristina Oliveira

quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Desabafos!

Sempre quis acreditar que as “coisas” não acontecem por acaso, tudo tem uma razão de ser e para acontecer sejam acontecimentos mais ou menos positivos. Contudo, tenho tantas dificuldades em aceitar e compreender tantos acasos… consegue ser mais forte do que eu, (que por natureza não sou a pessoa mais optimista do mundo). Aquilo que por vezes me deixa receosa, angustiada e triste, por breves momentos que sejam, transformam-se em desafios que tenho de ultrapassar, mas depois passa, não é fácil remar contra a maré.
Vejo, conheço e leio, pessoas, registos, noticias, que só falam de uma maldita fase menos boa que atravessamos (crise, troika, sei lá mais o quê...) então aí fico “doente” porque a incerteza do próprio dia é uma ameaça constante, o que está bem agora daqui a poucas horas muda completamente! E nós, o que fazemos? Temos de viver resignados a uma condição de vida cada vez mais frustrante, quando lutamos pelo nosso melhor, que jamais é reconhecido! E a vida começa a ser feita de adiamentos.

O que me consola são os sorrisos, os olhares, os beijos, os carinhos, os mimos de quem está muito pertinho e atento, para que a seguir possa ser eu a consolar quem mais precisa de mim!

Beijinhos
Cristina Oliveira

terça-feira, 18 de setembro de 2012

E assim começou mais uma ano de vida...


Já passou o 3º aniversário da F., agora...

Lembranças de um dia muito divertido, cheio de alegria, animação, amigos e mágia de uma festa de aniversário, onde não faltou, como seria de esperar, muitos e bons confortos para o estômago!



















...até para o ano!

Beijinhos 
Cristina Oliveira

segunda-feira, 17 de setembro de 2012

O tão esperado 1º dia!

Prova superada!!!

Hoje sou uma mamy ainda mais feliz, consegui superar mais uma grande desafio… Deixar a F. na escolinha pela segunda vez, desde há um dias que me atormentava o sono, a calma, a boa disposição enfim…
Mas permitam-se dizer que estou orgulhosa de mim mesma, portei-me muito bem, sem choro, lágrimas, tristeza, contrariamente, assumi um papel de perfeita harmonia, entre confiança, alegria, boa disposição, segurança, e muito orgulho (pela mulherzinha que tenho, que me surpreende cada vez mais), penso que estes foram os ingredientes necessário para hoje me sentir feliz! E também permitir que a F. e papá H. estivessem também felizes (no fundo tinham receio que a mamy fizesse figura triste, logo no primeiro dia, mas não...).
A F.  bem... que criança maravilhosa, na sexta feira, mal acordou quis saber qual seria a sua roupa para o seu primeiro de muito dias de escola “ quero ir bonita mamã”, e claro teria de ir de vestido, depois o laçarote, o que a mamy mais queria andava escondido algures pela casa, então escolhemos outro giro também! Hoje voltou a correu muito bem, fantástico!





A lancheira foi de improviso, (ainda não me decidi se compro mochila ou lancheira, mas como cá por casa existem várias escolhemos uma), segundo a F. estava perfeita, uma muda e uma lanchinho seguido à risca segundo as indicações da educadora G.
Partida para a escola, com os papás, (na sexta feira 1º dia fizemos questão de ir os dois, estes momentos só acontecem uma vez, hoje foi só a mamã) mas seguiram-se os sorrisos de orelha a orelha, a boa disposição da F., e claro quando chegou de mão dada aos papás, e viu pela primeira vez os amiguinhos, a sala e a educadora, ficou feliz e derretida com os elogios que recebeu!


Por tudo isto hoje ainda continuo de coração apertadinho, mas a transbordar de alegria, porque na verdade  começou uma nova etapa na vida minha princesa!


Ps. Beijinhos para todas as pessoas de alguma forma também me encorajaram para que estes 1ºs dias corressem assim!

Beijinhos
Cristina Oliveira


quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Ontem foi...um dia (em) cheio!!!

Ontem foi um dia super preenchido….

Primeiro, foi o 3º aniversário da Frederica, acordou super bem disposta e feliz, e manteve-se assim durante todo o dia…(passeamos, brincamos, sorrimos sem parar).
Ficava radiante sempre que alguém lhe ligava para dar os parabéns, sentia-se mais importante!
Claro que quando chegaram os convidados para a festinha (mais pequenina) aí foi um fim do mundo de euforia!


Seguiu-se a primeira reunião da escolinha da pré, 18 horas!!!
Ups, acorda que começa agorinha mesmo!
Bem-vinda ao novo mundo mamy!!!!!
Primeira impressão… bem..., poucas caras conhecidas, muito ruído de fundo dos mais pequeninos (poucos) que acompanharam os papás, uma sala ainda “despida” (como é obvio), de desenhos, trabalhos e afins! Poucos meninos com três anos, muitos mais com cinco, (sem stress, ela integra-se)!!!
A educadora G. pareceu logo na 1ª impressão muito simpática, mostrou-se muito disponível, tipo terra a terra com os pais, (os da primeira viagem) ainda ansiosos com tudo, atentos a todas as informações que ia dando!
A forma como abordou as diferentes questões e assuntos, (a mim pelo menos) tranquilizou-se e sossegou-me um pouquinho, a integração dos meninos será gradual, e sem grandes pressões, gostei disso!
A sala será tipo portas abertas, (não pretendo lá passar muito dias, nem  muito tempo, de todo, não pretendo ir vigiar de forma nenhuma, mas essa abertura pareceu simpática)!
Em suma, e agora que estou a escrever este post (ontem não estava assim, devo assumir) estou tranquila e com confiança de que sexta-feira será um dos dias muito felizes na vida da F. e na nossa também.
Será um novo ciclo cheio de energia positiva!

Dicas e sugestões que li, gostei e aconselho vi aqui no Planeta do Principezinho



Beijinhos
Cristina Oliveira

segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Somos Três,,, e já lá vão três anos...


Estamos de Parabéns! 

Parabéns para ti minha filhota linda.




Já muito se ouviu, e não é novidade, mas ser mãe é das melhores formas de estar na vida, ... se existem tristezas, as alegrias compensam-nas, se existem lágrimas os  sorrisos absorvem-nas, se existe dor o toque e o olhar curam, se existem saudades as recordações apaziguam!!!

E eu mamy, quem sou hoje!!! Tão diferente, tão feliz, tão babada, tudo porque um dia ousei pensar em ser MÃE!  

Ao longo destes três anos muitas coisas mudaram, umas para melhor, outras não!
É uma mudança em todos os sentidos, feita em diferentes niveis, em casa, no trabalho, na relação conjugal, na gestão do tempo, na imagem pessoal... E perguntam-me muitas vezes se há segredos, para tudo continuar a ser tão saudável e feliz? Sabem, eu acho que no fundo há um segredo... para que tudo seja, como é, com dias bons e maus, com dias felizes e dias mais tristes, mas muito melhor do que era antes! 

O segredo esse,... é que agora temos um motivo muito forte para viver com maior intensidade, saborear cada instante,,, Sem nos apaixonarmos, não construimos aquilo que chamam de amor!

E este é o meu grande amor...




Parabéns Frederica pelo teu 3º aniversário!

Beijinhos 
Cristina Oliveira




quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Fiquei a pensar nisto!

A dias em que ficamos a pensar…

E pergunto, estaremos nós mamy´s preparadas para isto, já… (sinceramente eu acho não estou)!

Mamy posso ir tomar banhinho?
Claro filhota…
 Mas eu quero ir sozinha!
Não querida, sozinha não…
Mas mamã eu já sou crescida… olha mamã já não uso fralda, não uso chupeta, lavo os dentinhos sozinha, e já me sei vestir! Já sou grande e vou para a escola!


Isto doeu um bocadinho… Aquela que era a minha bebezinha, está a ficar um menina… o que é fantástico na verdade, mas…
Sinto o tempo a passar pelos dedos e não sou capaz de o apanhar nem que por segundos seja… As crianças crescem, tornam-se independentes, autónomas e isso é tão bom, claro que é. Mas assim tão depressa, não posso, não queria que fosse assim…
E o que sinto? Um misto de alegria porque realmente a F. já se consegue fazer muitas tarefas sozinha, por vezes nem eu sei como ela consegue, mas também de tristeza porque o meu momento de dar mimos começa a ser de outras formas, noutros contextos e de muitas outras maneiras!

Certo dia hora de ir dormir, muito sossegada vai para o seu quarto, e passados uns minutos chega ao pé dos papás e “diz estou pronta para ir para a caminha só falta o leitinho… E não é que estava mesmo de pijama vestido, (e bem vestido), chichi feito!
 E eu? Perguntei-lhe… É a mama que te veste o pijama, assim já não te posso dar muitos beijinhos no pescoço… Mamã não precisas eu consigo sozinha!
Olha mamã és linda podes me dar beijinhos agora!?



…já estamos preparadas para isto?

Coisas certas ou erradas que ajudaram neste resultado…

1º) Sempre deixamos que a F. tentasse fazer tudo de forma autónoma, como tentar subir, descer escadas, vestir, comer, com mil olhos em cima sempre ….

2º) Quando cai (raramente acontece, por agora) sempre tentamos não fazer muitos alarmismos, demasiado colo, e mimo no momento, tentamos sempre acalmar, curar (se necessário) e o choro passa quase de imediato e depois sim, vem o mimo mais abundante, com um breve explicação do sucedido, para que (não) volte a repetir.
 
3º) Sempre acompanhou as avós A. e M. nas lides de diárias, motivo que a leva a querer experimentar e fazer tudo embora à sua maneira, sem ajuda.

4º) Ao atravessar as ruas, como se acha crescida teima em não querer dar a mão, mas aqui não cedemos nem um bocadinho e começa a ficar bem melhor, já pára, olha (embora nem sempre, só às vezes, quando lhe apetece)…

  Beijinhos
Cristina Oliveira

terça-feira, 4 de setembro de 2012

3º Aniversário da F. (preparativos II)




Tal como tinha prometido vou partilhar um pouquinho mais acerca dos preparativos para a festa do 3º aniversário da F.



Como sempre estou empolgadíssima (e qual é a mãe que não fica) com estes momentos, afinal é um grande marco na nossa vida… também estamos de parabéns, demos vida a um ser que nos é tão importante e querido. 
Assim estão prontos (e quase todos entregues) os convites, etiquetas para as lembranças, as lembranças (tão catitas e giras, mostro depois, é uma pequenina surpresa), acessórios para o lanche que se prolonga com jantar, e já está pensada e estruturada a decoração do espaço (no nosso jardim, se São Pedro for nosso amigo, se não terá se ser dentro de casa, menos divertido mas…). 
Deixo algumas imagens com ideias que tirei aqui

Convite




 Bandeirinhas


 Cone para as pipoquinhas

 Marcador do Livro de recordações




A F. também anda numa euforia desmedida, todos os pormenorezinhos que vou encontrando a tentação é de mostrar, mas no momento a seguir arrependo-me pois quer tudo, quer mexer, enfim.... Mas ela tem toda a razão quando diz ..."mas a festa é minha mamã!" E na verdade como é tudo para ela, paciência... se estragar, faz-se de novo...

Ps: as lembranças parecem fazer lembrar os casamentos, eu sei…, mas não é bem isso… esta é apenas uma forma muito simples de agradecer a todos os nossos queridos convidados (em grande parte amigos) por terem escolhido passar este dia, tão importante que é para nós, connosco, e a F. essa fica ainda mais feliz com a presença de todos!


Beijinhos 
Cristina Oliveira

domingo, 2 de setembro de 2012

Há momentos que sabem tão bem!



E hoje foi assim... um dia simplesmente divertido, tudo por causa de um almoço tão simples... e sabem porquê? Decidimos almoçar fora... ( mas da cozinha e da sala de jantar...) decidimos ir jantar a um restaurante chamado o "Nosso Jardim" , ficam desde já convidados a visitar! 
Onde fica? 
Cá em casa...





 Realmente é nas pequenas coisas e nos simples momentos que ficam as grandes alegrias, os longos sorrisos, as valentes gargalhada e as conversas mais divertidas!










Adorei... à espera do próximo!  

Beijinhos 
Cristina Oliveira