terça-feira, 25 de setembro de 2012

Os outros meninos serão sempre os melhores????


Há já algum tempo que tenho pensado sobre isto!!! E porquê?
Já presenciei em muitas circunstâncias que nós "mamys" em momentos de aflição, devido às birras dos nossos catitas, sobretudo, em plenos locais públicos, ficamos com uma baixa de super poderes para os poder apaziguar. Então eis que temos (?) muitas vezes (digo “temos” porque eu própria, penso já o ter feito) tendência para nestas circunstancias e nestes momentos compará-los com a  atitude de outros meninos que possam estar bem ali por perto, e que por sorte (ou não) até se estejam a comportar melhor..."Olha aquela menina é que se  está a portar muito bem", não chora, não pede colo, está sossegadinha..."
Porque fiquei a pensar nisto... porque já fiz esta figura, já tive esta atitude, e cheguei a esta conclusão:

1º Nem sempre fazemos por compreender o porquê das birras, do choro, da agitação dos nossos pequeninos, há sempre uma razão por muito que nos custe aceitar e entender. (a F. diz muitas vezes “ouvi-me por favor”).
2º Por vezes, como estamos exaustos e saturados do nosso dia, exigimos aos pequenitos o nem nós próprios por vezes conseguimos, a perfeição nas nossas atitudes. (mamã virei a água no chão, desculpa mamã”).
3ºDesvalorizamos momentos, atitudes, comportamentos, brincadeiras, muitas vezes indeliberadamente é certo, mas que para os mais pequeninos que estão a desenvolver as suas capacidades é importante serem valorizadas. (a F. fica encantada lhe é permitido experimentar coisas novas, como participar nas nossas tarefas, cozinha, lides, ir sozinha ao wc, e ouve-se “mamã consegui).
4º O que os “outros meninos” fazem bem, é que importa, (mas afinal serão eles perfeitos, ou somos nós que não assistimos aos seus momentos de fraqueza?).

Assim penso que todas as crianças são bem diferentes umas das outras. Como tal a F. terá se ser ela própria, com tudo a que tem direito, bons e maus dias, bons e maus momentos, com ou sem birras, muito bem ou menos bem comportada, com roupa limpinha ou roupa sujinha, pois acredito que só vivendo assim e tendo a noção dos dois sentidos, bom e mau será muito mais feliz!

Como ela própria diz “mamã eu estou a “quescer”! (crescer entenda-se)”


Beijinhos
Cristina Oliveira

0 comentários:

Enviar um comentário