quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Não quero comer mais...


A angústia de muitos pais (e muitas vezes minha também) é a de não conseguir fazer com que os mais pequenos façam as refeições ideais. Nem sempre é muito fácil, mesmo existindo regras bem firmes lá em casa. Sopa, prato principal e sobremesa, bem é uma trégua levar tudo até ao fim... o desafio é ir tentando ( sem forçar na minha opinião). A partir do momento em que os filhotes começam explorar e a conhecer os sabores e as texturas dos alimentos, tudo se pode (ou não) complicar.
Agora que a F. vai iniciar a escolinha essa rotina vai ser alterada certamente, pois devo confessar que sempre fui fléxivel nas refeições. Mais importante e em primeiro lugar dou-lhe a sopa sempre, depois um bocadinho do prato principal, e sobremesa, bem essa nunca forçei nem obriguei, geralmente cá em casa é fruta, coisa que a F. come a qualquer altura do dia sem problema! 
Com a F. até aos dois anos e meio nunca foi muito preocupante, comia tudo sem reclamar fosse o que fosse, (com ano e meio provou e gostou de papas de sarrabulho, massa de bolachinhas que fazemos juntas,enfim...




...contudo desde essa altura, ocorreram uma série de descobertas (pouco fantásticas para os papás) que lhe despertaram a curiosidade, (algum dia tinha de ser).
 Se até então as batatas fritas, mas de pacote, eram algo que nunca comia, passou a ser fã (mas sabe que só pode comer em dias de” festa”), depois foi o chocolate, bem aí… pouco foi possível fazer, até porque menina do papá é igualzinha a si, adora chocolate, embora sem exageros devo confessar, mas passou a adorar bolinhos pretos, bolachinhas pretas, e gelado preto, (preto = chocolate).
Para nosso descanso sempre comeu muito bem todo o tipo de sopa mas de preferência sem passar, (bem inteirinha e se possivel com muito feijão), toda a fruta, legumes. O grande desafio sempre foi e ainda é a carne e o peixe, e sem dúvida os iogurtes é coisa que não lhe enchem o olho, sejam de que marca for, textura, ou sabor, contudo adora leite e queijo (o que me deixa mais descansada).
Apesar de achar que devia comer um pouquinho mais, o nosso mais que entendido da saúde da F. (o pediatra) diz que ela esta excelente, que come apenas a quantidade que necessita para estar muito saudável – os exageros não são saudáveis mamã!

Algumas atitudes  que custumo ter (boas e más);
- Tento fazer as refeições com os alimentos que a F. mais gosta acrecentando outros mais disfaçados que  gosta menos (por exemplo a carne e o peixe);
- Come a sopa sempre em primeiro lugar; 
- Uso alimentos com várias cores, e texturas, (a F. gosta imenso de cenoura p.ex., menos de ervilhas mas em conjunto acha uma certa piada);
- Deixo-a ajudar-me nas refeições com coisas simples, (noto que assim vai tendo mais noção do que vai ser a refeição);
- Deixo-a comer sozinha ao seu ritmo;
- Não a forço a comer, nem a "castigo" quando não come tão bem;
- Come sempre à mesa connosco, (mas quando termina a sua refeição deixo-a sair);
- Por vezes deixo que seja ela a servir-se;
- ...

Assim contra factos não há argumentos e em boa hora o diga a nossa F. sempre esteve bem!

Como adoro cozinhar com a F. e sei que muitos de voçês também, ficam algumas dicas para surpreender os nossos filhotes nos seus lanches, refeições, e experiências culinárias bem mais apetitosas e divertidas vi aqui :







Beijinhos 
Cristina Oliveira




6 comentários:

30anoseumblogue disse...

Gostei das dicas ;) Giras as formas! E quanto ao resto, de facto há dias que não vale a pena forçar. E ela está impecável :)

bjs

Silvia Oliveira Reis disse...

Obrigada Cristina!
Vamos partilhar este seu post no nosso Facebook da Eats Real.

Até à próxima,
Silvia

Adoro-te Mamy... disse...

Obrigada também Silvia, adoro visitar a tua página, e achei que fazia todo o sentido partilhar as ideias fantásticas com que nos brindas!

Beijinhos grandes

Anónimo disse...

É bom saber que existem mais mães que se preocupam com o que os filhos comem ... Devo ter tido muito azar mas são muito poucas (agora até nem me estou a lembrar de nenhuma) as que eu conheço que dão importância a isso e se esforçam por dar uma alimentação saudável e completa na medida do possível e do que eles vão deixando. Por vezes sinto-me quase uma aberração ... É mesmo uma batalha por refeição, não é fácil, mas eles estão a crescer e alimentação é tão importante.
Muitas felicidades e continuação de boas refeições ;-)

Anónimo disse...

ho amiga não sabia que me poderias ajudar tamto com estas tuas palavras. és realmente unica. beijinhos mammy. ass. sonia oliveira

Adoro-te Mamy... disse...

Mamy's penso que a alimentação e a hora das refeições é dos momentos que muito nos preocupa e que dámos muito valor. Queremos que os nossos catitas façam uma alimentação sempre completa e que comam de tudo... mas esquecemo-nos muitas vezes que existem alimentos pelos quais nós também não morremos de amores, e não nos obrigam a comer... não é? Penso que a ideia é ir-mos tentando, e nunca desistir, apostando numa alimentação também divertida!

Enviar um comentário